DMRI
A DMRI trás inicialmente visão distorcida (metamorfopsia) e posteriormente baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura e visão de detalhes, como o reconhecimento do rosto das pessoas.
Diversos fatores podem ser associados como favoráveis ao aparecimento da degeneração macular. Assim, pessoas de pele e olhos claros, exposição excessiva à radiação solar (radiação ultravioleta) , tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores comprovadamente relacionados à maior incidência de degeneração macular . A predisposição genética e familiar é um factor a ter em conta.Para a prevenção da DMRI, o uso de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou de grau com proteção UVA e UVB, além de uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras.
VITAMINAS C e E - são antioxidantes pode encontrar em nozes e também na maioria das frutas e vegetais, como brócolos, morango, frutas cítricas, maçã, espinafre, tomate e batata.
A vitamina E é um pouco mais rara, mas podemos encontrá-la no germe de trigo, óleo de girassol, castanhas, abacates e vegetais verdes.
CAROTENOIDES-( luteina e zeaxantina)
luteína no pimento amarelo, manga, mirtilo e vegetais de folhas verdes.
A zeanxantina é encontrada na laranja,, brócolos, milho, alface, espinafre e tangerina.
ÔMEGA 3 - kiwi, nozes, amora e semente de linhaça , peixe.
ZINCO - as ostras oferecem em uma porção, a maior parte de miligramas que precisamos, mas temos alternativas: carne de boi, lagosta, caranguejo, frango e carne de porco.
A variedade é uma regra a seguir quando se fala de hábitos alimentares sãos, pois só assim terá acesso a todos os nutrientes que necessita.
Qualidade de um olho emetrope



